Mikets - ao final
Primeira Parte: Mikets “no fim” RESUMO: I.José sai da prisão e “muda a roupa” saindo do status de escravo para senhor do Egito. ESBOÇO: 1.Mikets (no fim) O sonho que mudou a sorte de José e o texto é um prenúncio dos últimos dias. José é um tsadik! • José, o justo! Aquele que se posiciona corretamente segundo a direção do espírito do Eterno. GÁLATAS 6:4,5 “Mas cada um prove, ele mesmo o seu próprio serviço, e então, somente em si terá do que se gloriar, e não em outro. Porque cada um carregará a sua própria carga” 2.José se coloca na posição de uma testemunha do poder do Eterno, e fica conhecido como um homem de D'us. “Só o Eterno testifica de si mesmo e o Seu testemunho é verdadeiro. O Mashiach testifica de D'us, e nos somos testemunhas do Mashiach e de D'us. Pois só o Mashiach pode levar uma pessoa a conhecer o Eterno em espírito”. JOÃO 5:30-32 “Eu não sou capaz de fazer de mim mesmo nada. Na medida que ouço, julgo, e o meu julgamento é justo, porque não procuro a minha vontade, mas a vontade do Pai que me enviou. Se eu testifico a respeito de mim mesmo, meu testemunho não é verdadeiro. É outro que dá testemunho acerca de mim, e vejo que é verdadeiro o testemunho de quem testifica acerca de mim” 3.José é elevado a posição de segundo mandatário (recebeu procuração, executor de mandatos, representante) do Egito. 1.Exalta o Eterno e você será exaltado! 4.“Ide a José; o que vos disser, fazei” (Gn. 41:55) Para um gentio que está numa congregação judaico messiânica, é natural adquirir os costumes e hábitos 'judeus'? Sim, aqueles que foram estabelecidos pelo Eterno e estão acessíveis aos gentios. Porém respeitando a decisão dos apóstolos no primeiro concílio de Jerusalém (Atos 15), não obrigando os gentios a cumprirem mitsvot que são exclusivas para o povo judeu. 5.Continuação da história: 6.Menashe: Esqueceu das dores e do seu povo. Efraim: Frutífero, D'us me fez próspero na terra da minha aflição! (Gn. 41:51)
PARASHÁ MIKETS – PORÇÃO SEMANAL DA TORAH
(Gênesis 41:1 a 44:17)
II.O copeiro fala ao Faraó sobre José, pois Faraó tem um sonho e ninguém sabe como interpretar.
III.7 vacas gordas e 7 vacas magras. 7 espigas gordas e cheias e 7 espigas miúdas e batidas pelo vento.
IV.José interpreta: 7 vacas gordas e 7 espigas gordas e cheias são sete anos de fartura. 7 vacas magras e 7 espigas miúdas e batidas pelo vendo são 7 anos de fome.
V.José aconselha a Faraó designar um homem para guardar alimento nos 7 anos de fartura.
VI.Faraó escolhe José e diz: “Será possível encontrar outro homem como este no qual o espírito de D'us esteja com ele” (Gn. 41:38)
VII.Faraó delega poder a José e ele começa o seu trabalho com 30 anos de idade.
VIII.José casa-se com Asnat bat Poti Féra e tem dois filhos: Menashe (D'us me fez esquecer meus sofrimentos e a casa de meu pai) e Efraim (D'us me fez frutificar na terra de minha aflição).
IX.José encontra com os irmãos pela primeira vez, os acusa de espiões, coloca-os na prisão por 3 dias e no terceiro dia os solta, mas mantém Simão na prisão e os manda de volta com mantimentos e devolve o dinheiro colocando nos sacos.
X.Os filhos de Jacó contam tudo ao seu pai e dizem para ele que Simão está preso e só podem voltar com Benjamim.
XI.Jacó não permite a ida de Benjamim, mas quando a fome aperta ele os envia entregando-os a proteção do Todo Poderoso, e Judá se coloca como fiador de Benjamim.
XII.Os irmãos de José o encontram e são tratados de forma especial, comem com José e Benjamim recebe uma porção 5 vezes maior do que os seus irmãos.
XIII.Benjamim representa o remanescente de Israel.
XIV.José lhes concede mantimentos e os envia, mas coloca sua taça de prata no saco de Benjamim.
XV.O encarregado da casa de José alcança os seus irmãos no caminho, descobre a taça de prata no saco de Benjamim e traz todos os irmãos diante de José.
XVI.Cumpri-se o sonho de José, e os seus 11 irmãos se prostram diante dele: Gn. 44:14.
(Gênesis 41:1-8)
• José está centrado em cada momento da sua vida, procurando está sintonizado com o Eterno e ser útil no lugar onde está.
• Chegou o tempo da terra do Egito e redondezas serem assoladas pela fome, em razão dos pecados cometidos pelos seus habitantes.
• José está “no ar”, conectado com a vontade do Eterno, e como justo está no lugar certo, na hora certa e na atitude certa, a fim de se tornar o homem certo para ser o salvador do Egito e das terras vizinhas.
• O segredo é está centrado naquilo que o Eterno está realizando na nossa própria vida e dar passos sábios, segundo a Sua vontade.
(Gênesis 41:16 e 38)
(Gênesis 41 39-45)
2.Exalte o nome do Mashiach e a luz do Mashiach brilhará através de você!
3.Trabalhe para o Eterno e Ele trabalhará para você!
4.Edifica o Reino dos Céus e sua vida será edificada!
5.Honre a D'us e Ele te dará um nome honrado!
Circuncisão: Gn. 17:11-14.
7.José reconheceu os irmãos, mas os irmãos não o reconheceram! (Gn. 42:7)
8.Jacó ora para que o Eterno faça com que os filhos achem graça diante do “homem” (Gn. 43:14)
9.Benjamim recebe 5 vezes mais (representa o remanescente). (Gn. 43:34)
10.Cumpre-se o sonho: os 11 feixes se dobram ao feixe de José!