Chanuká
Chanuká é comemorada durante 8 dias, à partir do dia 25 de Kislev (este ano de 2010 será dia 02.12.2010). Em hebraico, significa consagrar, inaugurar e refere-se à purificação do Grande Templo de Jerusalém comemorando assim sua reconquista e a restauração das práticas judaicas após a guerra travada entre os helenistas e os macabeus.
A história
Antíoco IV, Rei dos Selêucidas (sírios que ocupavam Israel), querendo exterminar o judaísmo, tomou e profanou o Templo Sagrado de Jerusalém, exigindo que os judeus abandonassem sua fé. Entre outras coisas, Antíoco proibiu exatamente os mandamentos da Torá que constituíam o vínculo entre D'us e o povo judeu, ou seja, se tratava de proibições estritamente relacionadas à religião.
Os judeus foram proibidos de respeitar o Shabat, de praticar o rito da circuncisão e de proclamar o início do novo mês pelo calendário judaico, o Rosh Chodesh. Além disso, Antíoco forçou os judeus a se curvarem, sob pena de morte. Os que se recusaram a ceder à idolatria e a se assimilar à cultura greco-síria foram massacrados e, aos sobreviventes, foram impostas severas penas.
Tais imposições provocaram a revolta do povo judeu, encabeçada por Matitiahu, patriarca do clã de sacerdotes hasmoneus, e seus cinco filhos (especialmente o seu filho Iehuda, chamado O Macabeu, devido a sua grande força. Macabi é a palavra hebraica para martelo, derivada da raiz macav). Depois de três anos de guerra em 165 a.C as tropas judaicas reconquistaram o Templo e restauraram as suas tradições. No Templo foi encontrado um único frasco de óleo puro necessário para acender aMenorah (Candelabro de ouro), quantidade que não era suficiente para mantê-la acesa por mais de uma noite. Mesmo assim, a Menorah foi acesa e, milagrosamente, esse único frasco de óleo manteve a sua chama durante as oito noites necessárias à preparação de um novo óleo purificado.
Desde então, estes oito dias passaram a serem considerados dias santificados e são comemorados com louvor. Uma das formas de relembrarmos este milagre é acendendo, durante os oito dias de celebração, velas colocadas na chanukiá (candelabro especial deChanuká). Este candelabro tem 8 braços, mais um suplementar onde se coloca o shamash (uma vela extra “servente”, colocada em uma posição destacada e diferente do candelabro, com a qual se acendem as demais). As velas são acesas diariamente, após o aparecimento da primeira estrela. . É enfatizada a importância da participação das mulheres na cerimônia, pois grande parte da vitória militar dos judeus sobre seus inimigos se deve a Yehudit, que derrotou o general Holofernes, e a Hana e seus sete filhos, que morreram martirizados, mas não se prostraram diante de um ídolo. Por isso considera-se que as mulheres fazem parte deste milagre.
Costuma-se usar azeite ou velas grandes o bastante para que a luz dachanukiá permaneça acesa no mínimo meia hora após o anoitecer. Caso uma vela se apague durante este período - com exceção da noite deShabat – deverá ser acesa novamente, por isso usa-se uma nona vela, oShamash, que deve ser utilizado para este fim.
Ao acendermos as velas, recitam-se algumas Benções. Na primeira noite recitam-se três bênçãos. As duas primeiras referem-se especificamente ao acendimento das luzes e ao milagre de Chanuká. A terceira benção, o Sheecheiánu, é recitada na primeira noite de todas as festas e expressa nossa gratidão pessoal por estarmos vivos e em condições de observar a festividade.
Costuma-se colocar a chanukiá no parapeito da janela para tornar público o milagre.
Além do ritual de se acender as velas, costuma-se consumir bolinhos, sonhos e comidas com batata .
Outro costume de Chanuká é jogar o jogo do pião (dreidl ou sevivon). Neste pião estão escritas as letras N. ,G. ,H. e Sh. , uma de cada lado, que representam as quatro letras hebraicas que iniciam as palavras da frase: “Nês Gadol Haia Sham” (Houve lá um grande milagre).
Em Israel a última letra é P (em lugar de Sh), pela palavra “Pó” (aqui), já que o milagre ocorreu em Israel.
Costuma-se distribuir às crianças “dinheiro de Chanuká”, ou em dinheiro mesmo ou em forma de presentes.