Parasha Shemot

20-12-2010 22:20

 

PARASHA SHEMOT – PORÇÃO SEMANAL DA TORAH

SHEMOT “NOMES” (ÊXODO 1:1 A 6:1)

1.Êxodo 1:1-10 – Uma das causas fundamentais do anti-semitismo: Medo, inveja, e a fé monoteísta. Em razão do seu crescimento, pela sua prosperidade e pela sua fé monoteísta.

• Israel se torna vulnerável quando não está honrando o Eterno com a obediência a Torah e aos Seus testemunhos. E quando isto ocorre é assolado por nações que são inflamadas pelo ódio contra Israel.

• Embora o anti-semitismo tenha várias ramificações, certamente há uma influência espiritual marcante, pois um dos grandes inimigos de Israel são as forças das trevas, os demônios, que recebem veneração dos povos através de todo o tipo de idolatria, feitiçaria e exoterismo. Deuteronômio 32:17 e 1 Coríntios 10:20.

• O Eterno julgou e julgará todas as nações que se aproveitam da vulnerabilidade de alguma geração de Israel, para oprimir, perseguir e matar o povo judeu.

2. O encontro com D'us (Êxodo 2:23-25 e 3:2-6).

• O Eterno se comove com o sofrimento e com o arrependimento, e deste sentimento brota a Sua graça e benevolência.

• A libertação da escravidão tinha um propósito: Servir ao Eterno.

• Ser liberto não significa liberdade total, mas poder para vencer o mal, força para resistir ao pecado e disposição para viver em obediência a D'us. O resultado é: Bênçãos aqui e no mundo vindouro a vida eterna, acrescido de perseguições.

• Antes de começar a missão é preciso conhecer bem Aquele que lhe deu a missão. Porque é em nome Dele que você vencerá.

B'rit Chadashá:

• O Eterno não deu permissão a ninguém para abrir uma franquia em nome Dele, Ele pagou por nós e nos resgatou da escravidão e agora somos servos Dele e do Seu Filho, o Mashiach. Ele nos trata como filhos, mas a lição principal que precisamos aprender após a salvação é a obediência. Se obedecermos, então nos tornamos co-participantes, sócios do Eterno e do Mashiach, e participamos não só das Suas grandes promessas, mas também da Sua natureza Divina.

“Graça e shalom (paz) multipliquem em vocês pelo conhecimento preciso de D'us e de Yeshua, nosso Senhor. À medida que o Seu Divino poder, nos tem presenteado com tudo de que necessitamos para a vida e a reverência (relacionamento reverente com D'us), através do conhecimento preciso daquele que nos chamou por meio da glória e de uma atitude virtuosa. Através de quem nos tem presenteado com Suas grandes e preciosas promessas, a fim de que através delas vos torneis sócios (co-participantes) da natureza Divina, escapando dos desejos corruptos deste mundo” (2 Pedro 1:2-4).

3. O segundo passo é firmar a aliança com o Eterno e isto significa que estamos dispostos a nos sacrificar pelo Reino dos Céus. (Êxodo 4:24-26).

• Tanto a circuncisão da carne como a circuncisão do coração exigirão renúncia, sacrifício e determinação de trilhar os caminhos do Eterno. À princípio dói, mas depois produz frutos maravilhosos e bênçãos e uma alegria só sentida pelos servos do Eterno.

“Fixe os olhos em direção ao líder principal e aperfeiçoador da fé, Yeshua, o qual em lugar da alegria que lhe estava destinada, agüentou o madeiro, não fazendo caso de tal situação vergonhosa, mas também assentou-se a direita do trono de D'us. Pensai sobre isto, visto que ele agüentou este tipo de rebelião dos pecadores contra si mesmo, a fim de que vocês não fiquem exaustos, desfalecendo em vossas almas” (Hebreus 12:2)

4. O começo da caminhada é sempre difícil, mas os verdadeiros discípulos continuam e colhes as bênçãos. Os mornos nunca renunciam o mundo e assim acabam perdendo os dois: o mundo e o Reino dos Céus. (Êxodo 5:22 a 6:1).

• Após o encontro de Moisés com o Faraó, a opressão aumenta, mas aqueles que nunca desistem de confiar no Eterno, sairão vitoriosos, mesmo quando as circunstâncias ou a lógica tentam roubar a fé nas promessa do Eterno. A sabedoria do Eterno é mais elevada do que a lógica e as Suas promessas prevalecem sobre qualquer situação adversa.

• O Eterno exige que confiemos nas Suas testemunhas. O Mashiach por excelência é o representante oficial do Eterno.

“Todo o que rejeita o Filho, também não tem o Pai. O que concorda com o Filho tem também o Pai. A fim de que todos honrem o Filho justamente como honram o Pai. Quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou” (1 João2:23, João 5:23)