Vaietse
Esta porção semanal traz a ordem Divina para o Povo Judeu produzir azeite para a Menorá, que era usada no Mishcán (o santuário portátil) e para fazer as roupas para os Cohanim, os sacerdotes. Depois seguem as regras para a consagração dos Cohanim e do Altar Externo. A porção conclui com as instruções para a construção do Altar onde será oferecido o incenso.
Resumo da Parashá
A porção da Torá então transfere sua atenção aos mandamentos de D'us referentes ao melu'im, inauguração ritual para o Mishcan recentemente construído, a ser realizada exclusivamente por Moshê por sete dias.Tetsavê também inclui as instruções detalhadas de D’us para a iniciação de sete dias de Aharon e seus quatro filhos – Nadav, Avihu, Elazar e Itamar – no sacerdócio, e pela construção do Altar de Ouro sobre o qual o ketoret (incenso) era queimado. Todas estas ordens são na verdade realizadas na porção conclusiva de Shemot, Parashat Pekudê
• Duas estruturas: O Sacerdote e o Profeta. A linhagem dos sacerdotes (Cohanim) inspiram a importância da descendência e da continuidade das promessas de D'us para Israel. Posteriormente surgirão outros casos semelhantes como a dinastia e a descendência do Messias através de David, que trouxe esta honra para a tribo de Judá. Além de que, Israel como um todo é considerada uma nação escolhida e sacerdotal. Estas linhagens e dinastias surgirão pelo ato de homens que pela sua atitude foram chaves para o início deste chamado, como foi o caso de Abraão, Arão, os levitas e o rei David. Porém o Eterno manteve uma porta aberta para o surgimento de outros homens que através da sua busca e fidelidade se tornaram instrumentos do Eterno, embora não estivessem ligados a uma linhagem ou dinastia específica. Entre eles destacam-se os profetas e os juízes. Nestas funções surgiram homens de todas as tribos que refletiram a luz Divina por terem se tornado instrumentos do Eterno. Através do Mashiach muitos também foram chamados entre as nações, e se tornaram homens e mulheres de D'us que também refletiram a luz Divina através do Messias Yeshua. Todos fazem parte e participam dos propósitos de D'us e nenhum deles deve desprezar os outros, pois todos apenas refletem a luz Divina que procede do Eterno, e flui através do Messias Yeshua.As vestes sacerdotais refletem aspectos fundamentais do relacionamento do homem com o Eterno, a fim de que ele tenha uma comunhão perfeita com D'us.• As vestes apontam para o Mashiach. Ele é o sumo sacerdote espiritual do Eterno, segundo uma ordem espiritual que deu origem a ordem sacerdotal terrena, através de Melkisedeque.
• As vestes apontam para um processo de consagração. A consagração leva uma pessoa a se tornar mais parecida com o Messias, que é o nosso modelo para alcançarmos um estado aceitável diante do Eterno.
• As quatro cores: Branco, Azul, Vermelho e Púrpura refletem a Consagração, o Reino dos Céus, a necessidade de Expiação a fim de que o homem permaneça na presença do Eterno, e o Reinado do Messias sobre a terra.
• O sino. É uma lembrança de que o Eterno se preocupa conosco e está sempre vigiando nossas vidas.
• A consagração. Envolve o sangue de um novilho e dois carneiros, o matza, o azeite e o Mikvê. O sacerdote entra no santo dos santos com azeite de unção na cabeça e sangue na orelha direita, no polegar da mão direita e no polegar do pé direito e com a roupa salpicada de sangue. Ele também carregava para dentro do Santo dos Santos um incensário que enchia o lugar com o aroma do incenso. A roupa não era lavada e assim era confeccionada uma nova veste cada vez que era necessário. Não havia nenhum assessório para os pés, pois ao tocar o chão o sacerdote lembrava que veio do pó, evitando o orgulho em razão de participar e ser instrumento do Eterno em meio a toda aquela glória que se manifestava pela presença de D'us.3ª PARTE: Êxodo 28:13-21 e 29,30. As pedras representam as doze tribos de Israel e revelam muitos segredos.• Yeshua, o Messias é a pedra principal. A pedra principal de uma construção e a pedra que sustenta todas outras pedras. Assim ele é representado pelo ouro, que dá o suporte para o peitoral.
• As pedras preciosas representam literalmente as doze tribos de Israel. Por extensão representam a nação de Israel e os escolhidos entre as nações que se converterão ao Eterno através do Testemunho do Messias Yeshua.
• As pedras precisam ser lapidadas antes de serem colocadas no peitoral. Todos somos potencialmente pedras preciosas, mas como as pedras precisamos permitir que o Eterno venha a nos lapidar. Precisamos nos render a Ele e nos submeter a este processo. Não perderemos a nossa identidade que está ligada a nossa essência, porém muitas coisas que acabaram se agregando a nossa maneira de viver, as quais são contrárias aos princípios de D'us serão corrigidos. Isto inclui os defeitos da nossa personalidade e do nosso temperamento, a correção do nosso caráter, a nossa maneira de pensar e os nossos hábitos e maneira de dirigir a vida.
• A beleza do peitoral está na variedade das pedras. Quando somos lapidados passamos a fazer parte do grupo de servos do Eterno. Cada um tem suas peculiaridades, e assim são usados de acordo com os propósitos de D'us. A beleza do peitoral está na variedade das cores e cada uma refletia de forma especial fazendo que o conjunto das pedras se tornasse tão bonito e excelente.
• Cada pedra refletia a luz Divina segundo a necessidade do momento. Cada pedra tinha um nome de uma tribo de Israel, e era acrescentado o nome de Abraão, Jacob e Isaque (Abraham, Itzchak e Iaakov) na primeira pedra e a frase: Tribos de Yeshurum (Shiv'tei Yeshurun) na última pedra, a fim de que o peitoral tivesse todo o alfabeto hebraico. Assim, às vezes o Eterno fazia brilhar sua luz em algumas pedras, para que através das letras que estavam nelas, fossem revelados segredos para os sumo sacerdotes. Eram coisas que o sumo sacerdote tinha perguntado ao Eterno ou coisas que o Eterno queria revelar ao sumo sacerdote. Da mesma forma cada um de nós como uma pedra lapidada, não devemos nos comparar com as outras pedras lapidadas. Às vezes brilharemos mais, e às vezes outras pedras brilharam mais do que nós. Porém, o mais importante é que a luz Divina brilhe através de todos nós revelando ao mundo o Mashiach que por sua vez levará as pessoas a se converterem no Eterno. De qualquer forma apenas refletimos a luz Divina e só nos tornamos instrumentos do Eterno porque Ele nos lapidou e nos fixou no Mashiach, a fim de nos tornamos servos do D'us vivo e Todo Poderoso.